A razão que o Tribunal não pode examinar
Por Moisés Daniel Furlan · OAB/SP 299.695 Publicado em 16 min de leitura
Em resumo
- Recursos de fundamentação vinculada não perguntam se a decisão está errada, e sim se ela está errada de um modo que aquele recurso pode conhecer: os embargos de declaração cabem para omissão, contradição, obscuridade ou erro material (art. 1.022 do CPC) — e o parágrafo único desse artigo define omissão de forma bem mais larga do que o senso comum supõe.
- O mesmo argumento muda de valor conforme a instância. Pedir reexame de prova esbarra na Súmula 7 do STJ; partir dos fatos que o próprio acórdão fixou pode abrir uma questão de direito. E um fundamento autônomo que ficou sem impugnação mantém a decisão de pé, ainda que o recorrente esteja certo quanto ao outro (Súmula 283 do STF).
- A admissibilidade do recurso especial se constrói meses antes do protocolo: a Súmula 211 do STJ exige que o tribunal de origem tenha efetivamente enfrentado a questão, e o prequestionamento ficto do art. 1.025 do CPC só opera se o tribunal superior reconhecer o vício que os embargos apontaram — o que exige embargos que o demonstrem, não que o requeiram.
Há no Brasil uma passagem que quase todo advogado já citou e quase ninguém cita no lugar certo:
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.
Costuma-se situá-la na Oração aos Moços. Não está lá. Nasceu da tribuna do Senado, em 1914, dentro de um requerimento de informações — instrumento de forma rigorosamente técnica, escolhido justamente porque era ele que permitia instalar aquela discussão naquele lugar.
O detalhe é mais do que curiosidade bibliográfica. A frase mais lembrada da indignação jurídica brasileira foi escrita por alguém que sabia exatamente qual instrumento usar para que a indignação pudesse ser ouvida. E é, ela própria, quase sempre citada fora do lugar de onde veio.
Isso descreve, com precisão incômoda, o que acontece com boa parte dos recursos dirigidos aos Tribunais Superiores.
Pode existir uma decisão injusta. Pode existir argumento capaz de demonstrá-lo. Pode até existir julgador disposto a reconhecê-lo. E o recurso, ainda assim, não ser conhecido — porque, antes de perguntar quem tem razão, o sistema processual faz outra pergunta: esta razão pode ser examinada por este recurso?
Nem toda injustiça que permanece decorre da insensibilidade de quem julga. Às vezes o Tribunal simplesmente não pôde chegar até ela. E há casos em que não pôde porque a porta foi fechada pela própria peça destinada a abri-la.
Ter razão e poder discuti-la são coisas diferentes
Existe uma tentação natural diante de uma decisão desfavorável: concentrar toda a energia em demonstrar que ela é injusta.
A prova foi mal interpretada. O contrato dizia outra coisa. A testemunha confirmou o fato. A condenação é desproporcional.
Tudo isso pode ser verdadeiro. Mas há uma pergunta anterior, e ela não é sobre o mérito: qual é o recurso utilizado e o que ele autoriza discutir?
Alguns recursos admitem fundamentação ampla — na apelação, discutir a valoração da prova é o próprio ofício da peça. Outros são recursos de fundamentação vinculada: só podem veicular as hipóteses que a lei ou a Constituição definiram como aptas a abri-los.
Neles, não basta demonstrar que a decisão está errada. É preciso demonstrar que ela está errada de uma maneira juridicamente relevante para aquele recurso.
Argumentação livre e argumentação vinculada
Imagine uma sala com várias portas. Atrás de uma delas está a questão que se deseja ver examinada.
Na argumentação livre, há mais de um caminho até ela. Na argumentação vinculada, algumas portas simplesmente não se abrem — e não se abrem para ninguém. Não importa a eloquência. Não importa a extensão da peça. Não importa, em certos casos, que exista injustiça material do outro lado. A chave precisa corresponder à fechadura.
E há uma razão para que seja assim. A vinculação não é preferência estilística do legislador: decorre da função atribuída a cada recurso. Quanto mais específica a competência do órgão julgador, mais delimitada tende a ser a pergunta que pode ser levada até ele. O Superior Tribunal de Justiça existe para uniformizar a interpretação da lei federal; o Supremo, para guardar a Constituição. Nenhum dos dois foi concebido como instância geral de revisão de casos.
Por isso, ao passar de uma instância ordinária para um Tribunal Superior, o advogado troca de pergunta. Deixa de perguntar “por que esta decisão está errada?” e passa a perguntar “qual é o erro que este recurso é autorizado a conhecer?”.
O clamor por justiça não substitui o cabimento. Nem o compensa.
Embargos de declaração: o recurso que não discute o acerto da decisão
Talvez seja o exemplo mais didático — e o mais desperdiçado.
Uma condenação de dois milhões de reais. O advogado considera o resultado profundamente injusto e apresenta embargos de declaração. Em vinte páginas, demonstra que a prova documental favorece seu cliente, que a testemunha confirmou sua versão, que o valor é desproporcional e que a conclusão não corresponde ao que efetivamente ocorreu.
A argumentação pode ser excelente. Pode até estar certa.
Mas os embargos cabem para esclarecer obscuridade, eliminar contradição, suprir omissão ou corrigir erro material (art. 1.022 do CPC). Nenhuma dessas hipóteses se chama “a decisão está errada”. Vinte páginas brilhantes podem ter sido escritas para o recurso errado.
Mas existe um detalhe que a maior parte das peças ignora. O parágrafo único do art. 1.022 define legalmente o que é decisão omissa, e o faz de modo mais largo do que o senso comum supõe: é omissa a decisão que deixa de se manifestar sobre tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência aplicável ao caso, e é omissa, também, a decisão que incorre em qualquer das condutas do art. 489, § 1º — entre elas, empregar conceitos jurídicos indeterminados sem explicar por que incidem naquele caso concreto, invocar precedente sem demonstrar que seus fundamentos se ajustam aos fatos, ou deixar de enfrentar argumento deduzido no processo capaz, em tese, de infirmar a conclusão adotada.
Repare no que isso significa na prática. Suponha que a defesa tenha sustentado, em tópico autônomo, que a cláusula 14 do contrato transferia ao autor o risco daquele evento, e que o acórdão tenha decidido sem dizer uma palavra sobre a cláusula.
A insatisfação é exatamente a mesma de antes. A forma jurídica, não.
Antes, a peça dizia: o tribunal avaliou mal a prova. Agora diz: o tribunal não se manifestou sobre argumento apto, em tese, a alterar o resultado. O primeiro enunciado é discordância. O segundo é omissão — e omissão é vício que os embargos existem para corrigir.
Não se alterou nenhum fato do processo. Alterou-se a pergunta.
Daí o erro de construção mais comum: partir da conclusão que se deseja obter e tentar moldar a hipótese de cabimento até que ela caiba. A ordem correta é inversa — identificar o vício, demonstrar sua existência e só então expor a consequência jurídica de sua correção.
Recurso especial: quando o melhor argumento fecha a porta
Suponha agora que o acórdão tenha sido proferido e a parte pretenda recorrer ao Superior Tribunal de Justiça. O advogado escreve:
A prova documental demonstra inequivocamente que o recorrente jamais praticou a conduta que lhe foi atribuída.
Em uma apelação, essa frase ocuparia posição central. Em um recurso especial, ela é o problema. “A pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial” (Súmula 7 do STJ) — e “a simples interpretação de cláusula contratual” também não (Súmula 5).
Perceba a inversão: o argumento não piorou. Mudou o lugar em que foi apresentado. O que era força numa instância revela inadequação na seguinte.
É justamente aqui que a questão se altera. Existe diferença consagrada entre reexaminar prova e revalorar juridicamente os fatos que o próprio acórdão deu por provados. A primeira operação encontra o obstáculo da Súmula 7; a segunda pode abrir espaço para uma questão propriamente jurídica, desde que presentes os demais pressupostos do recurso especial. A fronteira está em saber quem descreve os fatos.
Compare:
A prova demonstra que o recorrente não praticou a conduta.
Partindo dos fatos que o próprio acórdão reconheceu — que a mercadoria foi entregue no prazo e que a recusa partiu do destinatário —, a qualificação jurídica adotada não se sustenta: aqueles fatos não configuram inadimplemento do vendedor.
A narrativa fática é praticamente a mesma. A arquitetura jurídica, não. A primeira formulação pede nova apreciação da prova. A segunda aceita integralmente a moldura fática do acórdão e discute a consequência jurídica extraída dela — que é precisamente o que o STJ pode examinar.
O mesmo conteúdo, portanto, pode ser excelente em um recurso e fatal em outro. A diferença não está no que se sabe do caso; está em quem se aceita como narrador dos fatos.
O fundamento que ninguém impugnou
Há um modo silencioso de perder um recurso tecnicamente impecável.
Imagine um acórdão que rejeita o pedido por duas razões independentes: a pretensão está prescrita e, ainda que não estivesse, não houve prova do dano. O recurso ataca a prescrição com rigor, doutrina e jurisprudência. E não diz nada sobre a prova do dano.
Mesmo que o recorrente esteja inteiramente certo quanto à prescrição, o resultado não muda: o segundo fundamento, sozinho, sustenta a decisão. É o que enuncia a Súmula 283 do STF — “É inadmissível o recurso extraordinário, quando a decisão recorrida assenta em mais de um fundamento suficiente e o recurso não abrange todos eles” —, critério aplicado também no âmbito do recurso especial.
Agora altere um único elemento. Suponha que o acórdão, ao mencionar a ausência de prova do dano, tenha feito apenas observação lateral, expressamente subordinada ao reconhecimento da prescrição, sem constituir razão autônoma de decidir. Nada mais muda: nem as partes, nem os fatos, nem o dispositivo.
Mas o obstáculo desaparece — porque não havia dois fundamentos suficientes, e sim um fundamento e um comentário.
A consequência prática é desconfortável e pouco lembrada: antes de escrever, é preciso ler o acórdão não para descobrir onde ele errou, mas para mapear quantas pernas ele tem. Um recurso que derruba apenas uma das pernas que sustentam a decisão ainda deixa o resultado de pé.
Recurso extraordinário: a injustiça precisa interessar a terceiros
No recurso extraordinário, a restrição é mais severa — e menos intuitiva.
Não basta afirmar que a decisão viola a justiça, nem que o resultado é desproporcional. Tampouco basta invocar princípios constitucionais em abstrato. A Constituição não funciona como palavra mágica capaz de abrir qualquer porta recursal.
A razão é técnica e está sumulada: “Não cabe recurso extraordinário por contrariedade ao princípio constitucional da legalidade, quando a sua verificação pressuponha rever a interpretação dada a normas infraconstitucionais pela decisão recorrida” (Súmula 636 do STF). Traduzindo: se, para reconhecer a ofensa à Constituição, for preciso antes examinar se a lei foi bem aplicada, a ofensa é reflexa — e a via extraordinária não se abre.
Há ainda um segundo filtro, e ele inverte por completo a intuição de quem recorre. O recurso extraordinário exige repercussão geral, isto é, questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapassem os interesses subjetivos do processo (art. 1.035, caput e § 1º, do CPC).
Leia de novo, agora do ponto de vista do cliente. Quanto mais o caso for narrado como uma injustiça singular, sofrida por aquela pessoa, naquelas circunstâncias irrepetíveis, menos ele preenche o requisito. O Supremo não foi desenhado para reparar o seu caso; foi desenhado para decidir a questão constitucional que o seu caso carrega.
O trabalho do advogado, aqui, é quase o oposto do que a indignação pede. Não é mostrar o quanto aquele processo é único. É demonstrar o quanto ele não é.
A admissibilidade começa muito antes do recurso
Muitos advogados começam a pensar no recurso especial quando recebem o acórdão. Em boa parte dos casos, já é tarde.
O ponto mais duro do sistema está aqui: “Inadmissível recurso especial quanto à questão que, a despeito da oposição de embargos declaratórios, não foi apreciada pelo Tribunal a quo” (Súmula 211 do STJ). Não basta ter suscitado a matéria. É preciso que o acórdão a tenha efetivamente enfrentado.
O CPC atenuou o rigor com o chamado prequestionamento ficto: consideram-se incluídos no acórdão os elementos que o embargante suscitou, ainda que os embargos sejam inadmitidos ou rejeitados, caso o tribunal superior considere existentes erro, omissão, contradição ou obscuridade (art. 1.025).
A cláusula final é tudo. A inclusão não é automática — é condicionada ao reconhecimento, lá em cima, de que o vício realmente existia. O que significa, na prática, que os embargos deixam de ser formalidade e passam a ser a peça que constrói a própria admissibilidade do recurso seguinte.
E aqui um único fato altera todo o destino do caso.
Embargos que se limitam a requerer “o prequestionamento do art. 373, I, do CPC” nada demonstram: pedem ao tribunal superior que reconheça uma omissão que a peça não se deu ao trabalho de identificar.
Embargos que apontam a tese deduzida, o tópico em que foi deduzida, a razão pela qual ela era capaz de infirmar a conclusão e o silêncio exato do acórdão a respeito dela fornecem ao tribunal superior precisamente o material de que ele precisa para aplicar o art. 1.025.
Mesmo processo. Mesmo acórdão. Mesmo prazo. Duas peças de aparência semelhante — e apenas uma delas mantém aberta a porta do recurso especial.
Um recurso aos Tribunais Superiores não começa quando é protocolado. Ele começa a ser construído — ou destruído — muitos meses antes.
O contraponto: forma a serviço de quê?
Seria desonesto expor tudo isso sem enunciar, em sua melhor versão, a objeção que se lhe opõe.
Ela existe e tem nome: jurisprudência defensiva. A crítica sustenta que filtros sucessivos de admissibilidade acabam transformando requisitos formais em instrumento de contenção de acervo; que o jurisdicionado é punido por falhas do advogado; e que um sistema que decide milhares de recursos sem examinar o que neles se discute corre o risco de converter técnica em burocracia — exatamente o que Rui Barbosa denunciava.
A objeção é séria, e o próprio legislador a acolheu em parte. Antes de considerar inadmissível o recurso, o relator deve conceder cinco dias para que o vício seja sanado ou a documentação complementada (art. 932, parágrafo único). O STF e o STJ podem desconsiderar vício formal de recurso tempestivo, ou determinar sua correção, desde que não o reputem grave (art. 1.029, § 3º). E o art. 1.025 nasceu justamente para evitar que a omissão do tribunal de origem prejudicasse quem a havia denunciado.
Mas é aqui que a discussão encontra seu ponto decisivo. Como regra, esses mecanismos socorrem o recurso adequado que apresenta vício sanável; não transformam simples inconformismo em hipótese de cabimento inexistente.
O sistema admite, em determinadas situações, a correção de vícios formais. O que ele não permite é criar, depois de vencido o prazo recursal, a hipótese de cabimento que a peça não demonstrou: converter discordância em omissão, transformar reexame de prova em questão de direito, ou alcançar o fundamento autônomo que ficou sem impugnação.
O sistema é indulgente com a forma defeituosa do instrumento certo. É bem menos indulgente com a escolha do instrumento errado.
Reconhecer isso não é celebrar o formalismo. É admitir que, enquanto a crítica não vencer, quem responde pelo caso alheio trabalha com as regras que existem — e não com as que deveriam existir.
Conclusão: construir a porta
As regras de admissibilidade não existem apenas para dificultar o caminho de quem pede justiça. Elas distribuem competências, delimitam o que cada órgão pode examinar e impedem que todo processo recomece indefinidamente. Um Tribunal Superior que examinasse tudo não julgaria melhor; julgaria menos. Ainda assim, permanece verdadeiro o que a passagem de 1914 anunciava: um sistema indiferente ao justo perde a razão de existir.
As duas coisas convivem, e é dessa convivência que nasce o trabalho do advogado. Entre perceber uma injustiça e conseguir submetê-la validamente a quem pode corrigi-la existe uma operação própria: identificar o vício, compreender a natureza do recurso, escolher entre os fatos aquele que é cognoscível naquela instância e construir o argumento dentro dos limites em que ele poderá ser examinado.
Volte, por fim, ao início. Rui Barbosa não denunciou o triunfo das nulidades num desabafo solto. Denunciou-o da tribuna, dentro de um instrumento formal, escolhido porque era ele que abria aquela discussão naquele lugar. A frase atravessou um século porque encontrou a porta certa.
Talvez a tarefa mais difícil da advocacia não seja convencer o Tribunal de que houve injustiça, mas construir o caminho pelo qual ele poderá chegar até ela. Porque há injustiças que permanecem não por falta de argumentos capazes de demonstrá-las, mas por falta de técnica para colocá-las diante de quem poderia corrigi-las.
A indignação explica por que recorrer. Apenas a técnica ensina por onde.
Moisés Daniel Furlan
Advogado inscrito na OAB/SP sob o nº 299.695, na advocacia desde 2009. Pós-graduado em Direito Imobiliário pela PUC, em Direito Constitucional e em Direito do Trabalho. Conheça o escritório.